Duna Dueto

Jindanji

ISBN 978-85-87306-25-8
Ano: 2008
Número de páginas: 48
Formato: 18 x 25 cm
Peso: 206g

R$ 38,00

Autora: NEREIDE SCHILARO SANTA ROSA

Neste livro o leitor e o educador vão encontrar informações sobre as raízes africanas que se transformaram em tradições e costumes brasileiros. Daí o título Jindanji, palavra africana de origem quimbundo que significa raízes.
No decorrer do texto terão oportunidade de conhecer e valorizar o conhecimento e as habilidades africanas que tanto contribuíram para a formação do povo brasileiro e sua cultura em diferentes aspectos, como: língua, artes, brincadeiras, jogos, culinária, moda, música e danças.
Ilustrado com mais de 50 imagens e com um texto acessível para alunos desde o Ensino Fundamental até o início do Ensino Médio, o livro possibilita ao leitor conhecer heranças africanas significativas e não muito conhecidas do público em geral. Segundo a autora,“o ato de conhecer e resgatar as raízes trazidas pelos africanos e africanas ao Brasil é fator primordial para uma permanente afirmação de sua identidade e para o reconhecimento de suas contribuições para a cultura e a sociedade em geral”.
O livro se completa com um mapa político da África, Bibliografia e sugestão de sites para visita.

Indicado para 2ª a 8ª série do Ensino Fundamental, possibilita discutir a escravidão no Brasil, a forma como ela foi abolida, as nações africanas e os povos que foram trazidos para cá em quatro séculos de escravidão. O aluno se aproxima do tema na medida em que consegue transpor as informações do livro para sua própria vida e percebe e avalia em que medida se influencia com a cultura africana, na música, na dança, na linguagem, nos jogos e nas brincadeiras, na alimentação, no vestuário e na arte.
Pode ser trabalhado em conjunto com o livro Princesa Isabel, da série Nomes do Brasil, também escrito por Nereide Schilaro Santa Rosa.

Veja uma página do livro:

Sugestões para o(a) professor(a)

Veja algumas páginas do livro