Duna Dueto

Amaralina e o mar

ISBN 85-87306-18-9
Ano: 2006
Número de páginas: 32
Formato: 19 x 25 cm
Peso: 155g

R$ 33,00

Autora: IRAÊ MARTINS
Ilustradora: MICHELLE BEHAR

E um dia Amaralina viu o mar. Ele era lindo mesmo, mas tão diferente do que tinha imaginado!
― Então, o mar não tem beiradinha, como piscina? Onde ele começa e onde termina?

O que para a maioria das crianças é hoje algo tão corriqueiro, como o mar, para Amaralina era um sonho distante. Hoje as crianças, mesmo aquelas que nunca estiveram diante do mar, podem vê-lo em jornais, revistas, na televisão, no cinema, na internet.

Mas Amaralina tinha um sonho, o sonho de ver o mar. Ela o descrevia de forma poética, em quadrinhas. E tentava encaixar a realidade no seu sonho.

Para ela, o mar não poderia ser maior do que seu quintal, deveria ter “beiradinha” para ela se segurar e, sendo salgada, sua água poderia ajudar na hora de fazer a comida.

O livro Amaralina e o mar, de Iraê Martins, fala de um sonho infantil, nesta época em que o sonho praticamente inexiste, em que quase tudo é oferecido pronto às crianças, nesta época em que, muitas vezes, as crianças não têm tempo de sonhar.

As belas ilustrações de Michelle Behar acompanham Amaralina e mostram, com sensibilidade e humor, o que ela imagina, o mar que ela criou só para si.

Livro indicado para 1º a 5º ano do Ensino Fundamental e também para Educação Infantil para trabalhar com a imaginação, discutir os sonhos das crianças e os motivos por que as pessoas imaginam algo desconhecido totalmente diferente umas das outras, influenciadas pelo meio em que vivem, pelas suas experiências, expectativas etc. Possibilita trabalhar a construção de quadrinhas e de rimas, com conteúdo que fale de sonhos pessoais e discutir meio ambiente, preservação, o mar como local de “moradia” de diferentes animais etc. Possibilita também discutir questões de fundo filosófico, como a relação entre “pequeno” e “grande”, que depende do ponto de vista, “início” e “fim” (já que o começo do mar é o fim da praia), “claro” e “escuro” etc.

Veja uma página do livro:

Navegação: Amaralina e o mar