Espiar

Sinais misteriosos

Amigos desde sempre, Luana e Kio não precisam de nenhuma nova aventura para uni-los ainda mais.

Uma caixa com drogas encontrada no Uruguai e sinais misteriosos num banco de ônibus, no entanto, são um prato cheio para a dupla investigar.

R$46,00

ISBN 978-65-84924-08-6
Ano: 2023
Número de páginas: 104
Formato: 14 x 21 cm
Peso: 150 g

Luana e Kio são vizinhos e amigos inseparáveis. Quando querem conversar, basta um gritar o nome do outro por cima do muro. Parece que nada pode uni-los ainda mais.

Mas, num domingo de inverno, uma notícia no jornal chama a atenção da dupla. Uma caixa contendo drogas foi encontrada no Uruguai, numa cidade de que eles já ouviram falar. Será que aqueles sinais misteriosos escritos na caixa têm a ver com o vendedor do quiosque que eles frequentam, em Florianópolis? E com os sinais que Luana viu no banco do ônibus? Eles têm muito a investigar. E, para ajudar o pai de Luana, precisam, juntos, convencer a polícia de que estão no caminho certo para desvendar o caso.

Projeto Pedagógico

Introdução

A narrativa gira em torno de um casal de amigos: Luana e Kio, vizinhos e colegas de escola que, ao se deparar com estranhos sinais, escritos em vários lugares diferentes, decidem averiguar do que se tratava.

 Foco principal da história

Amor filial. A tentativa de Luana ajudar o pai a reaver a insígnia de policial, perdida injustamente por um golpe praticado por um grupo de traficantes. No entanto, o professor pode explorar outros pontos, como respeito ao próximo, amizade, trabalho em conjunto entre outros.

 Temas

Amizade, ética, respeito ao próximo, solidariedade, senso de justiça, uso de drogas, ambiente e relacionamento familiar.

 Temas secundários

Obediência, respeito, esporte, valores.

 
Projeto pedagógico

Como aceitar e enfrentar os erros das suas escolhas, bem como encontrar saídas para eles.

 Disciplinas que podem ser exploradas

Língua Portuguesa, Literatura, Geografia, História, Ciências, Educação Física, Artes.

 Temas transversais

Ética, Saúde, Pluralidade cultural, Trabalho e Consumo.

 Faixa Etária

Alunos a partir do 8º ano.

 Objetivos

  • Desenvolver no aluno o gosto pela leitura.
  • Mostrar que a leitura do texto é a atividade principal, para que se possa desenvolver as outras atividades propostas.
  • Através de leitura compartilhada, ensinar o aluno a questionar os assuntos abordados na história, bem como debatê-los.

Antecipando o interesse do aluno pela leitura do livro

    • Mostrar a capa

  • Título do livro
  • Nome do autor
  • Nome da editora
  • • O título do livro chamou sua atenção? O que ele sugere?
    • A capa do livro sugere o lugar onde a história se passa?
    • Algum de vocês já se deparou com um mistério? Pode contar para seus colegas?

Atividades sugeridas para depois da leitura

  • Pedir que cada aluno faça um resumo da história.
  • Perguntas possíveis:
  1. O texto lido é em poesia ou prosa?
  2. Qual o seu estilo: aventura, suspense, policial, conto, novela?
  3. O narrador é em terceira pessoa ou a história é escrita em primeira pessoa?
  4. Quais são os personagens principais?
  5. E os secundários?
  6. Onde a história se passa?
  7. Qual parte da história do Brasil o livro explora?
  8. Toda narrativa deve ter uma estrutura, a saber:
  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Clímax
  • Desfecho
  • Conclusão

Baseado no que você leu, assinale as partes da história que dizem respeito à sequência correta da estrutura narrativa.

  1. Busque na história as palavras cujo significado você não conhece, anote-as e pesquise sinônimos.
  2. Existem palavras em língua estrangeira na história? Quais são elas, em que língua estão e qual a versão em português?
  3. Existe algum trecho na história que fale de política? Qual é ele?
  4. Se você fosse o(a) autor (a), que final daria para a história?
  • Organizar a sala com as carteiras em círculo, para um bate-papo descontraído sobre a leitura, incluindo palpites, sugestões de mudanças na história, análises dos perfis psicológicos dos personagens etc.
  • Ainda nesse momento, ler os trechos selecionados por cada aluno referentes à divisão da estrutura narrativa, pontuando as falhas que porventura tenham surgido, e elogiando a compreensão geral do texto.

 Avaliação

Os alunos serão avaliados no decorrer dos trabalhos da leitura, participando das atividades propostas, mostrando interesse por elas, tanto individualmente quanto nos debates, desenvoltura e criatividade.

Outras disciplinas a serem exploradas através da leitura de Sinais misteriosos

  • Língua portuguesa

Vocabulário, estrangeirismos, metáforas, trocadilhos.

  • Literatura

A história cita o poeta Cruz e Souza. Explorar sua vida e obra, bem como pesquisar outros poetas da mesma época.

Estudar os estilos narrativos: romance, biografia, crônica, conto, novela.

Diferenças entre mistério, suspense, terror, aventura, policial, explorados nos livros.

Pesquisar sobre autores que se dedicaram a cada um desses nichos citados.

  • Geografia

A história se passa na cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, que fica na região Sul do Brasil. Pesquisar sobre os outros estados da região Sul.

A partir daí, enumerar os estados das outras regiões do país: Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A história também cita o Uruguai. Em qual das Américas ele está localizado? Quais são as outras Américas e quais países fazem parte delas? A qual das Américas pertence o Brasil?

Estações do ano.

  • História

As disputas pelas províncias do rio da Prata. Como, quando e por que aconteceram?

Quem foram os participantes dessas disputas, além dos citados no livro?

Além delas, que outras guerras internas houve no Brasil?

  • Ciências

Meteorologia, as chuvas, os ventos.

  • Educação Física

Kio pratica mergulho, e o livro também cita o surfe.

Explorar outras modalidades de esporte.

Qual a importância da prática de esportes para a saúde?

Contar sobre o início das Olimpíadas, na Grécia, e quais esportes estavam incluídos.

  • Artes

O alemão tinha várias tatuagens nos braços. Tatuagem é um tipo de arte? Por quê? Você tem alguma tatuagem? Conhece alguém que tenha?

Explorar outros tipos de arte, como pintura (inclusive as rupestres), escultura, grafismo, xilogravura, litogravura.

Uso de materiais do dia a dia que se transformam em arte. Citar Marcel Duchamp e suas obras.

NOTA: Essas são apenas algumas sugestões que a Duna Dueto Editora separou para facilitar o trabalho do professor, em sala de aula, no uso do livro Sinais misteriosos. No entanto, outras atividades certamente poderão ser exploradas com a criatividade e o trabalho em comum entre professores e alunos.

BOA LEITURA E BOAS AULAS!

 

Peso 150 g
Dimensões 14 × 21 cm
Autor(a)

Eliana Martins

Avaliações

Sem avaliações no momento.

Seja o primeiro a avaliar “Sinais misteriosos”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *